segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Beija Flor no Jorrinho

Muitas das minhas manhãs de sábados foram dedicadas a registrar as belezas de um pedacinho de Camaçari chamado Jorrinho.

Um conjunto de chácaras com diversas utilizações, criação de pequenos animais, agricultura, apicultura ou simplesmente moradia longe da “agonia” da cidade.

Algumas pessoas proprietárias de sítios na região não se opõem a nossa presença e sendo assim nós desfrutamos de vários cenários para exercitar a fotografia e saciar a vontade de acionar o obturador.
Os animais em geral são um grande atrativo fotogênico, lá existe uma grande variedade de “bichos”, mas devo confessar que as aves me atraem muito, cores, texturas, formas e dentre elas os beija-flores são preferidos.

Nesta foto de 2012, usei uma Canon T3i, abertura f/3,5 velocidade 1/500s e ISO 200, com uma lente Canon 70-200L.

A pôs produção foi feita na dupla Lightroom / Photoshop.

56/365 - O desafio é "Uma foto, uma história" por dia! Por Marilton Trabuco.

domingo, 24 de fevereiro de 2019


O jardim de “mainha”

Na casa da minha mãe tem plantas para todos os lados, no chão, em caqueiros, vasos, penduradas, de todos os tamanhos, diferentes cores, claro que o verde impera! Texturas variadas, acho que isso é uma herança da minha avó, que também tinha um espaço ao lado da casa onde ela morava que se não era do mesmo tamanho da casa eram bem próximo, lembro dela molhando as plantas e quando a seca apertava, fazia mudas para que minha mãe trouxesse para Camaçari, prometendo retornar quando a chuva caísse.

Tenho certeza que uma das grandes satisfações de “Mainha” (é assim que chamamos as mães na Bahia, carinhoso né?) é manter aquele jardim, odeia as lagartas e todas as pregas que podem atacar seu jardim.

As suculentas estão espalhadas por toda parte, essa da foto está incrustrada nas raízes de uma orquídea, pendurada em um arbusto de pelo menos 2 metros de altura.

Nesta foto usei uma Canon 7D, abertura f/4,5 velocidade 1/125s e ISO 100, com uma lente Canon 100L Macro.

A pôs produção foi feita na dupla Lightroom / Photoshop.

55/365 - O desafio é "Uma foto, uma história" por dia! Por Marilton Trabuco.

sábado, 23 de fevereiro de 2019


Feira Livre

Eu gosto muito de feiras livres, acho um lugar pitoresco, o conceito é simples, um lugar onde as pessoas vão comprar coisas que outras vão para vender, mas é muito mais do que isso.

Um verdadeiro universo particular, uma população fixa que se relaciona com outra flutuante, com todos os problemas inerentes ao convívio. Já conheci várias feiras na Bahia e mesmo fora, uma coisa que eu percebo como característica comum é a pouca importância que os governantes dão a esses espaços elementares para o abastecimento da população.

Adoro, as cores, as texturas e em alguns casos do cheiro da feira.

Nesta foto usei uma Canon 7D, abertura f/7,1 velocidade 1/160s e ISO Automático (6400), com uma lente Canon 100L Macro.

A pôs produção foi feita na dupla Lightroom / Photoshop.

54/365 - O desafio é "Uma foto, uma história" por dia! Por Marilton Trabuco.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019


Uma, duas, só três!

Perto do local onde eu trabalho semanalmente tem uma feira de produtores locais, são comercializadas muitas coisas lá, mas o principal são alimentos e plantas.

Eu eventualmente compro algumas coisinhas lá, assim foi com uma orquídea, que exibia gloriosa um pendão com cerca de 10 ou 12 flores, o vendedor me explicou os cuidados básicos e disse que as flores durariam uma semana, mas que alguns meses depois outros pendões surgiriam.

Ele estava certo, afinal de contar é o trampo dela, ai estão as novas flores da minha orquídea, a dúvida agora é somente por que só são três?

Nesta foto usei uma Canon 7D, abertura f/2,8 velocidade 1/125s e ISO 100, com uma lente Canon 100L Macro.

A pôs produção foi feita na dupla Lightroom / Photoshop.

53/365 - O desafio é "Uma foto, uma história" por dia! Por Marilton Trabuco.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019


Lua Matinal

Não falei que ela ia aparecer muito aqui, hoje acordei cedo e fui abrir a porta para “Dobbye” há quem chame de “Toby” mas eu batizei de “Dobbye”, deixo ele entrar para que não fique latindo para os transeuntes que passam na calçada em frente de casa que ele acha que lhe pertence, ele no caso é um cão vira-latas que foi adotado por Helen Karime.

Pois bem nessa ação de colocar o mascote para dentro não pude deixar de perceber por traz da vegetação da praça a majestosa lua cheia em sua jornada final pelo céu de verão.

Corri peguei a câmera que já estava aparelhada como necessário para fazer essa foto, cliquei a imponente lua matutina, só depois percebi que o ISO estava alto, mas nesse momento a lua já tinha ido horizonte a dentro.

Nesta foto usei uma Canon 7D, abertura f/5,6 velocidade 1/6400s e ISO 400, com uma lente 70 – 200L X2.

A pôs produção foi feita na dupla Lightroom / Photoshop.

52/365 - O desafio é "Uma foto, uma história" por dia! Por Marilton Trabuco.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019


Fogo e Lua

Nesta imagem, temos duas fotos, eu fotografei primeiro a lua, depois fotografei a chama, e na pôs produção uni as duas imagens, porque eu fiz isso?

A distância dos objetos fotografados em relação a minha posição é absurda, a lua está a mais de 380.000 km e a chama a míseros 30 metros, a ideia era juntar os dois elementos em uma mesma imagem.

Decidi fazer uma foto em baixa velocidade retratando a chama para dar movimento na foto, e congelar a lua com a melhor definição possível, mantive a abertura, o ISO e a distância focal, gosto muito de registrar a Lua e essa foi uma lua especial.

Essa super lua de fevereiro, no meio astronômico conhecida como lua de neve. E a maior super lua do ano. "Uma super lua ocorre quando a Lua cheia está no ponto mais próximo de sua órbita da Terra, que também é chamada de perigeu",

Usei uma Canon 7D, abertura f/5,6  ISO 100, com uma lente 70 – 200L Canon com duplicador, na foto da chama usei 1/25s e na Lua 1/250s.

A pôs produção foi feita na dupla Lightroom / Photoshop.

50/365 - O desafio é "Uma foto, uma história" por dia! Por Marilton Trabuco.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Gêmeos

Na reserva Sapiranga, existe uma grande variedade de animais, pássaros, répteis e também mamíferos, alguns raros de serem vistos seja pela pequena quantidade de indivíduos, seja pelos hábitos, já outros animais parecem querer se exibir, não demonstram receio com a aproximação humana, alguns já estão certamente habituados com as pessoas.

Os micos são sem duvida os mamíferos mais fáceis de serem avistados na reserva, assim como em outros lugares onde habitam, na foto o que temos de diferente e interessante não se consegue ver a primeira olhada, mas prestando maior atenção a foto da "Família Feliz" logo se percebe a presença de dois indivíduos adultos e acompanhados de dois filhotes, gêmeos! Normalmente apenas um filhote é gerado em cada gestação.


A Reserva Sapiranga fica em Mata de São João antes da Praia do Forte e é um destino obrigatório na região metropolitana de Salvador, para quem gosta de fotografia de natureza. Fica a dica.

49/365 - O desafio é "Uma foto, uma história" por dia! Por Marilton Trabuco.