Do terceiro concerto da Orquestra Sinfônica Popular Brasileira, destaquei essa foto, para a qual dei o titulo de “Delicadeza!”.
Essa foi a minha impressão depois de participar pela terceira vez dessa iniciativa tão bacana, a participação de duas das estrelas da “Axé-Music” tão acostumados a barulheira dos trios elétricos, cantando musicas que normalmente não compõem os seus repertórios foi muito interessante.
O momento mais lindo da sua vida. Foi assim que Netinho considerou a participação dele no terceiro concerto da Orquestra Sinfônica Popular Brasileira, realizado na noite desta quinta-feira (25/08), no Teatro Cidade do Saber, em Camaçari. Saulo Fernandes, vocalista da Banda Eva, que também participou do evento, declarou: “eu aprendi muito aqui, me sinto maior depois disso”.
Dividido em duas partes: a primeira com músicas clássicas e a segunda, com populares, o concerto encantou o público, que interagiu com a orquestra e os artistas.
What a Wonderful World, Malha de Sapo e Quizás foram as músicas clássicas executadas, com destaque para o músico Raul Bermudez, que deu um curto show solo com seu violino. Os sucessos da Música Popular Brasileira ganharam espaço com Netinho, que cantou “As Vitrines” e “Luz do Sol”; e Saulo, interpretando “As rosas não falam” e a “A ilha”. Os artistas cantaram juntos a música “Trem das Cores”, do baiano Caetano Veloso.
O público foi agraciado, ainda, com a inédita “Carrossel” que irá integrar o próximo álbum da banda Eva. Composta por Saulo Fernandes, Leonardo Reis e Léo Pinheiro, a música tem arranjo do maestro da Orquestra Sinfônica Popular Brasileira, Bira Marques. De acordo com Saulo, a orquestra já foi convidada a participar da gravação do DVD da banda. “Vai ser lindo”, disse.
Sinfônica Popular
A Orquestra Sinfônica Popular Brasileira está entre as mais recentes conquistas da cena artístico-cultural de Camaçari. O seu surgimento dinamiza este novo panorama da cidade, que se relaciona com o fortalecimento da cidadania cultural, na qual o acesso à arte tem que ser democratizado, a sua produção e consumo estimulados.
Trabalha o seu repertório com interesse no grande público, executando desde peças eruditas a sucessos da música popular brasileira, sintonizada com a cultura brasileira, que valoriza o regional e o étnico.
Como um corpo artístico do Teatro Cidade do Saber e tendo a maioria dos seus músicos como professores do Projeto de Iniciação Musical da Secretaria de Educação de Camaçari (Seduc); a Sinfônica Popular tem, dentre os seus objetivos principais, a formação de platéia. E formar público para determinado segmento artístico implica, dentre outras estratégias, em torná-los acessíveis, para conseqüentemente, desenvolver o hábito.
A “Delicadeza” foi capturada ainda durante o “ensaio de apronto” usando uma Lente EF 70-200 f/2,8L USM conectada no corpo T21, ISO 800, abertura f/2,8 e velocidade de 1/50, respira fundo, segura firme e dispara o obturador, 1/50 na mão é arriscado principalmente sem flash, o risco de ficar tremida é enorme mas nesse caso deu certo, na edição usei o Lightroom, pequenos ajustes de cor, nitidez e redução de ruído.
*PS - Devo confessar que boa parte do texto de hoje foi copiado da jornalista Claudia Magnólia da assessoria de comunicação da Cidade do Saber.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião será sempre muito bem vinda...